Infecções por bactérias
Por Equipe de acupuntura-mtc.com
Você gostou desta página? Clique no "mais um"As bactérias formam parte de um grande grupo de microrganismos monocelulares. Normalmente de poucos micrômetros (milionésima parte do metro) de comprimento, as bactérias têm uma ampla variedade de formas que abrangem desde esferas até bastões e espirais.
As bactérias são comumente responsabilizadas por causar doenças (como o caso da leptospira, que causa doença grave). Porém, algumas bactérias, como o actinomicete, produzem antibióticos tais como a estreptomicina e a nocardicina. Outras vivem simbioticamente no intestino de animais (e dos seres humanos), em outras partes do corpo e nas raÃzes de algumas plantas, transformando o nitrogênio numa forma aproveitável.
As bactérias abundam em cada lugar da Terra: crescem no solo, nos desperdÃcios radioativos, na água, na crosta da Terra e na matéria orgânica.
As bactérias são as responsáveis do gosto forte do iogurte e do sabor azedo do pão de massa fermentada, ajudam a decompor a matéria orgânica morta e constituem a base da cadeia alimentar em muitos ambientes.
As bactérias são de imensa importância, devido à sua extrema flexibilidade, capacidade de rápido crescimento e reprodução e notável idade - os fósseis mais antigos conhecidos têm idade de aproximadamente 3,5 bilhões de anos e são fósseis de organismos parecidos a bactérias.
No corpo humano, há aproximadamente 10 bactérias por cada célula humana, com predomÃnio na pele e no trato digestivo. Embora a grande maioria destas bactérias seja inofensiva, devido ao efeito protetor do sistema imunológico e a que algumas são benéficas, outras são bactérias patogênicas que causam infecções (ex.: cólera, sÃfilis, antraz, lepra, peste bubônica, etc.).
As doenças bacterianas fatais mais comuns são as infecções respiratórias (ex.: apenas a tuberculose pulmonar mata ao redor de 2 milhões de pessoas por ano).
Na Medicina Tradicional Chinesa, as infecções bacterianas se caracterizam principalmente pela presença de calor excessivo no interior.
Por exemplo, as infecções bacterianas pulmonares geralmente se devem à invasão do Pulmão por fatores patogênicos externos que, acumulados no órgão, transformam-se em calor que danifica os fluidos do Pulmão e condensa-os formando fleuma.
A fleuma - calor acumulada congestiona o Pulmão provocando febre, tosse com expectoração densa, amarela e pegajosa, à s vezes com traços de sangue, respiração rápida, dor costal, sede, agitação, opressão torácica, constipação, fezes secas, lÃngua vermelha com saburra amarela seca e pulso rápido ondulante.
As infecções bacterianas gastrointestinais se devem a acúmulo de calor - umidade em Baço, Estômago, FÃgado, VesÃcula Biliar e intestinos ou a acúmulo de calor nos intestinos. A umidade é um fator patogênico pesado, turvo e estagnante que obstrui o fluxo do qi e quando se combina com calor se torna difÃcil de eliminar e danifica o yang qi.
A umidade - calor provoca febre alta vespertina, sensação geral de peso, cansaço e perda de força, sensação de plenitude no Estômago, perda do apetite, fezes pegajosas, inibição da micção, urina amarela ou avermelhada e, em alguns casos, icterÃcia.
O calor nos intestinos de tipo epidêmico provoca sinais agudos de febre alta, dor de cabeça, agitação, sede, dor abdominal intensa, presença de sangue e pus nas fezes, lÃngua vermelha e pulso escorregadio e rápido.
O calor nos intestinos não epidêmico se caracteriza por dor abdominal, desejo de defecar acompanhado de sensação dolorosa no reto e de impossibilidade de defecar, febre, agitação, sede, sensação de urina quente, saburra da lÃngua amarela gordurosa e pulso escorregadio, rápido e forte.
As infecções bacterianas do trato urinário se devem a acúmulo de umidade - calor que se manifesta por micção frequente, urgência para urinar, eliminação urinária vagarosa e acompanhada de dor, urina vermelha ou amarela escura, febre, dor lombar, areia ou pedras na urina, lÃngua vermelha com saburra gordurosa amarela e pulso rápido escorregadio.
Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe este site.