Dengue: mosquito aedes aegypti
Por Equipe de acupuntura-mtc.com
Você gostou desta página? Clique no "mais um"O mosquito aedes aegypti é o responsável pelo espalhamento da dengue e da febre amarela, que juntas afetam até 100 milhões de pessoas ao ano, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.
O mosquito aedes aegypti é o responsável pelo espalhamento da dengue e da febre amarela, que juntas afetam até 100 milhões de pessoas ao ano, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.
Em condições favoráveis, o ovo de um aedes aegypti pode se transformar numa larva em menos de um dia. A larva ainda demora cerca de quatro dias para se desenvolver numa pupa, da qual irá surgir um mosquito adulto após dois dias.
Três dias após um mosquito ter picado uma pessoa e ingerido o sangue, porá ovos e o ciclo começará mais uma vez.
Dados sobre o mosquito
- Apenas a fêmea do mosquito aedes aegypti pica, já que precisa de proteÃnas presentes no sangue para desenvolver os seus ovos.
- O mosquito se torna infeccioso aproximadamente 7 dias depois de picar uma pessoa que tem o vÃrus. Este é o perÃodo de incubação extrÃnseca, durante o qual o vÃrus se replica no interior do mosquito e atinge suas glândulas salivares.
- O máximo de picadas acontece ao amanhecer e ao anoitecer.
- A vida média de um aedes aegypti na natureza é de 2 semanas.
- O mosquito pode pôr ovos ao redor de 3 vezes em sua vida e se produzem cerca de 100 ovos de cada vez.
Como atualmente existem provas cientÃficas de que as fêmeas do mosquito não se emparceiram durante mais ou menos um dia após uma cópula, os cientistas poderiam tentar utilizar machos esterilizados em laboratório para fazer perder gradualmente a posição de seus concorrentes férteis. Mas, como os mosquitos são esterilizados utilizando radiação, ninguém sabe com certeza se eles vão funcionar exatamente como os mosquitos intactos.
A acupuntura: proteção para a dengue?
A acupuntura pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a diminuir o perigo de adquirir muitas doenças causadas por fatores patogênicos externos e internos. Mas, na dengue e em outras doenças febris de caráter epidêmico, ainda não existem vias eficientes de fortalecimento do sistema imunológico para sua prevenção. A proteção principal continua sendo a prevenção higiênica e epidemiológica.
No caso especÃfico da dengue, deve-se prevenir a transmissão da doença, principalmente, evitando as picadas e a multiplicação do mosquito aedes aegypti.
Porém, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o fortalecimento do Estômago e do Baço está entre as medidas mais importantes para robustecer o sistema imunológico na prevenção das doenças em geral. Na MTC, o Estômago e o Baço se consideram a raiz do qi adquirido.
O qi é a energia que abastece o corpo, a mente e o espÃrito e é essencial para a saúde. Em geral, o qi desempenha várias funções vitais dentro do organismo. As disfunções são consideradas como desequilÃbrios do qi.
Nos doentes de dengue, a acupuntura pode ser efetiva para abaixar a temperatura corporal durante a febre.
Na última fase da dengue hemorrágica, a acupuntura pode ajudar a parar o sangramento do doente, utilizando pontos tais como Be 17 (ponto influente do sangue), entre outros.
Também, se tem comprovado que mediante o tratamento de acupuntura se pode incrementar a contagem de glóbulos brancos no sangue, o qual ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo.
Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe este site.