Corrimento na gravidez
Por Equipe de acupuntura-mtc.com
Você gostou desta página? Clique no "mais um"Pode existir corrimento durante a gravidez?
É bastante comum ter corrimento (leucorreia) durante a gravidez.
Antes da gravidez, normalmente ocorrem pequenas quantidades imperceptÃveis de corrimento. O corrimento leitoso (branco claro), sem cheiro ou de cheiro leve que se nota ocasionalmente nas roupas Ãntimas, provavelmente, é um corrimento normal. Em torno da ovulação e durante a gravidez pode existir corrimento levemente mais abundante.
Durante a gravidez, o corrimento pode aumentar porque incrementa a produção de estrogênios e o fluxo sanguÃneo na região vaginal. Este corrimento é composto de secreções do colo do útero e da vagina.
À medida que o momento do parto ficar mais perto aumenta o corrimento, embora provavelmente, um pouco diferente do fluxo acostumado. No começo da gravidez, as secreções do colo uterino enchem o canal cervical e criam uma barreira de proteção chamada "tampão de muco".
Conforme o colo uterino começa a afinar e dilatar, pode se expelir esse muco e se expulsará uma substância que parece clara de ovo ou como uma secreção do nariz num dia frio. Ainda, pode se expelir o tampão em forma de uma massa gelatinosa. Essa substância pode ter pequenos traços de sangue.
Corrimento anormal durante a gravidez
O corrimento é anormal se aumentar a quantidade e a densidade e se tornarem notáveis a cor e o cheiro.
O corrimento com prurido (coceira) ou dor, indica infecção. Mas, se o corrimento tiver cheiro desagradável, for espumoso, branco, amarelo, verde ou cinza e de aspecto coalhado espesso, pode indicar uma infecção vaginal ou uma infecção transmitida sexualmente, ainda sem manifestações de irritação, prurido (coceira), dor ou queimação.
No ponto de vista da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o prurido vaginal com corrimento anormal é uma manifestação comum de umidade - calor ou de umidade no abdome inferior com deficiência de Baço e ou de Rim.
A acupuntura e a Farmacologia chinesa têm uma visão holÃstica em relação ao corrimento vaginal e aos processos infecciosos e concentram-se tanto na prevenção da infecção vaginal quanto no tratamento dos problemas de saúde. O tratamento com medicina chinesa tem por objetivo tratar os sinais e sintomas presentes e a condição de base, assim como o estado geral de saúde e de bem-estar.
O tratamento de acupuntura implica a inserção de agulhas finas e estéreis em lugares especÃficos (acupontos) ao longo de meridianos corporais. O estÃmulo destes acupontos elimina o calor - umidade e os bloqueios de energia e estimula o fluxo normal de energia através do corpo.
O tratamento de acupuntura não significa uma substituição do tratamento médico convencional. A acupuntura oferece à mulher um tratamento complementar que pode ter sucesso para o tratamento de uma grande variedade de doenças, incluindo as micoses e o corrimento vaginal.
Deve se prestar cuidado na estimulação de certos acupontos por serem considerados contra-indiciados durante a gravidez, para evitar um parto prematuro.
Perigo de aborto e parto prematuro
Se ocorrer um corrimento abundante e claro, é difÃcil diferenciar se é muco ou se está escapando o lÃquido amniótico. Ante a dúvida, contatar o médico.
Antes da 37a semana, se aparecer um aumento do corrimento ou uma mudança do tipo do corrimento (que fica aquoso, mucoso ou sanguinolento - seja de sangue rosado ou acastanhado), contatar o médico. Isto pode ser um sinal de parto prematuro.
Agora, antes de se esquecer, deixe sua opinião e compartilhe esta página.